Questões de trabalho
1-Qual foi a temática da confer ncia anterior sobre a qual Austin tece comentários na introduç o da V Conferência?
1-Qual foi a temática da confer ncia anterior sobre a qual Austin tece comentários na introduç o da V Conferência?
2-Austin fortalece a dúvida ou a convicção sobre a diferença entre enunciados constatativos e performativos?
3-Como o pensador formula a grande indagaç o em busca de um critério de maior preciso?
4-Qual é o critério que se destaca na busca austiniana?
5-Que discusso desenvolve sobre o critério verbal, mais especificamente, sobre o presente e o presente contínuo?
6-Que conclusões Austin antecipará ao discutir exemplos de verbos na 2ª e 3ª pessoa e também de verbos na voz passiva?
7-O impasse gerado por inúmeros contra-exemplos levam Austin a desistir da busca por um critério?
8-O que leva Austin a rever sua prefer ncia inicial pela 1ª pessoa do singular no presente do indicativo na voz ativa ?
9-O que Austin proporá metodologicamente?
10-O que acontece quando contrastamos pessoas e tempos do mesmo verbo?
11-Embora se incline pelo critério da 1ª pessoa, que objeções apresentará?
1-Considerou-se o problema das relaç es entre os proferimentos performativos e as declarações de vários tipos que s o verdadeiras ou falsas. Uma certa proximidade foi destacada entre o exemplo performativo "Peço desculpas" e a declaração de que "estou pedindo desculpas". Sinaliza para uma possível anulação da distinção entre constatativos e performativos.
2-Austin oscila sobre distintas posiç es. Primeiramente, fortalece a convicç o de que a distinção é definitiva, voltando idéia de Verdadeiro e Falso, Feliz e Infeliz. Em seguida, fala que talvez o contraste não seja tão seguro, pois a declaração "João está correndo" está relacionada declaração "estou afirmando que João está correndo."1-Considerou-se o problema das relaç es entre os proferimentos performativos e as declarações de vários tipos que s o verdadeiras ou falsas. Uma certa proximidade foi destacada entre o exemplo performativo "Peço desculpas" e a declaração de que "estou pedindo desculpas". Sinaliza para uma possível anulação da distinção entre constatativos e performativos.
3-Austin materializa sua inquietação da seguinte forma: "Há alguma forma precisa para distinguir o proferimento constatativo do performativo?"
4-O pensador indaga sobre a exist ncia de algum critério gramatical (ou lexicográfico) para explicar a distinção.
5-Dirá que é mais comum o "presente" indicar um hábito nos casos em que é realmente indicativo. Quando não é hábito, como no caso do performativo "Batizo", não se trataria de "indicativo" no sentido dado pelos gramáticos, pois o performativo não descreve, nem informa, mas é usado para fazer algo.
6-Ao mostrar que um performativo pode se realizar na 2ª e 3ª pessoas e também pode se realizar na voz passiva, o critério da 1ª pessoa parece sucumbir. Austin dirá então que pessoa e voz não são essenciais. Também o modo e o tempo falham como critérios absolutos.
7-Diante do impasse, dirá que talvez n o seja impossível produzir um critério complexo, ou, pelo menos, um conjunto de critérios levem em consideração tanto a gramática quanto o vocabulário.
8-Dado que o proferimento performativo exige que a expressão consiste na realização de uma ação , tal ação só pode ser realizada por pessoas, pois quem usa a expressão deve realizar ação . Assim, a inclinação para a 1ª pessoa volta a ser destacada. Além disso, quem profere tem que estar fazendo algo, daí a preferência pela voz ativa . Na expressão oral, a pessoa que profere pode ser chamada de "origem do proferimento", na expressão escrita, ao colocar sua assinatura. O "eu" que está realizando a ação entra em cena.
9-Dirá que, metodologicamente, se sente inclinado a dizer que "todo proferimento deveria ser capaz de ser reduzido, expandido ou analisado de modo tal que se obtivesse uma forma na 1ª pessoa do sing. do pres. do indic. da voz "ativa."Fora!" Equivale a "Eu declaro, proclamo ou digo que você está fora do jogo!"
10-Em "Aposto", "Apostei" e "Ele aposta", o segundo e o terceiro exemplos nosso performativos, pois descrevem ação minha e de outro. Ao dizer "Eu aposto" n o afirmo que profiro as palavras, e sim realizo o ato de apostar. Emerge daí a relação de assimetria entre as pessoas.
11-Austin arrolará as seguintes observaç es para responder que n o é um critério muito exato: a) a 1ª pessoa pode ser usada para descrever como me comporto habitualmente ("Aposto – todas as manh s- dez reais"); ("Prometo unicamente quando tenho a intenç o de cumprir com minhas palavras"); b) pode ser usada de modo semelhante ao presente histórico.
33 comentários:
Bom dia!!!
A aula de pragmática é uma MARAVILHA!!!e com a profª. Juscéia então...é muito bom mesmo!!
bjos...rosy...
www.rosyclleia.blogspot.com
Boa tarde!
Estou perdida nesta aula! É brincadeira, mas toda brincadeira tem um fundo de verdade.
Até.
Acho que é isso:
www.franpragmatica.blogspot.com
Olá pessoal tudo bem?
Alguém sabe me dizer quando vão acabar os protocolos e as conferências? Num aguento mais Wittgenstein e Austin na minha vida...kkkkkkk.A profª Juscéia é maravilhosa...mas eles dois...fala sério...parece que não aprenderam os "jogos de linguagem"...riririri.
Bjossssss,
Kelline
"para realizar uma ação é preciso dizer e fazer".
www.naiara1000.blogspot.com
Bom dia!
Os estudos de Pragmática estão muito interessantes..
Parabéns profª Jusceia!
as aulas da professoara Juscéia são um maximo.
OI GALERA ESPERO QUE VCS TENHAM CURTIDO A V CONFERÊNCIA ,EU AMO A MATÉRIA DE PRAGMÁTICA, MAS TAMBÉM COM A PROFESSORA QUE TENHO!
MARIA DOS REIS FERNANDES CARDOSO
as aulas da professora Juscéia são um maximo.
Olá,as aulas foram de grande valia e melhor foi ser sua aluna.Gostei muito. Continue assim.Beijos. Neldiene.
oie.....eu amo as aulas de pragmatica ...a professora e no 10..
bjus°°°
oi gente
TÔ zangada porque quase ñ consigo publicar meu comenentario tô uma fera tchau
As aulas de Pgragmáticas ocorreram de forma diferenciada, em razão da alternancia no uso do auditório e da sala de aula, o que a tornou menos exaustiva e mais atrativa.
OI.....querida pro°Jusceia,esta é a mais chic q ja vi!!!....
BJOKAAA!!!!
Oii......querida!!!
olá galeraaaaa
as aulas de pragmática é show de bola!!
Está sendo uma maravilha aprender Pragmática, ainda mais com uma professora maravilhosa com a Juscéia!!!!
bjinhussss pra todos!!!!
AmAmOs a Juscéia!!!!!
www.prislovely.blospot.com
Muito bom!! As aulas estão inspiradoras...
http://vstempien.blogspot.com/
amamos a professora Juscéia!!!!
www.marciarogeria.blogspot.com
Bom dia, pessoal!
Por favor, turma digitem seus endereços.
Agradeço!!1!
Beijos.
www.franpragmatica.blogspot.com
www.lynararaquel.blogspot.com/
Lynara Cavalcante
Oiiiiiiiii!!!!!!tudo bem com vcs????(elienelisonjiada.blogspot.com)
Oi Professora Juscéia esse é o meu Blogger.
Iris Ribeiro do 4º período
http://tamiressoares.blogspot.com/
O não-ser é a possibilidade de o que ainda não é vir a ser. O que é, está sempre aquem do horizonte. O não-ser, está além. Quanto mais se amplia a visão do horizonte, passa-se a ser mais. Antes da Pragmática eu já era. Depois dela, sou mais. Juscéia me deu algumas lentes: Wittgenstein, Austin, Searle e Grice, com elas o não-ser passa a ser, mas sempre deixando um outro não-ser como possibilidades de vir a ser... Semântica, Análise do Discurso... Até lá. www.princiodalvora.blogspot.com
O elemento perfomativo resume-se no que há de mais atual no estudo lingüístico. A fala precede a escrita. A atualização da linguagem é o moti para uma nova perspectiva acadêmica.
www.fabiomanduca.blogspot.br
Ai!galera do 4º período de letras.Quero dizer a todos vcs que foi um prazer enorme ter feito esta disciplina de pragmática com vcs e com a professora Juscéia.Nos encontraremos por ai nos corredores da facul...bjs para todos vcs!
MARIA DOS REIS FERNANDES CARDOSO (WWW.MARIAFCARDOSO.GLOGSPOT.COM)
Olá pessoal, NOvidades no meu BLOG.Visitem e votem na enquete!!!
www.vstempien.blogspot.com
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