terça-feira, 26 de agosto de 2008

Palavras e ação

"As palavras só adquirem significado no fluxo da vida." (Wittgenstein)

5 comentários:

Iris disse...

"Dizer é fazer, ao proferir algo, estou simultaneamente realizando uma ação".(Austin)

Iris Ribeiro, 4º período de Letras.
irissoares.blogspot.com/

naiara melquíades disse...

a aula de pragmática é muito intressante...pois a metodologia da professora Juscéia é causadora de estímulo para os alunos assistir as aulas e ler os textos.

WilliamsMatheus disse...

Os conhecimentos sobre a Linguagem de Austin foram interessantíssimos à minha formação como falante, como ouvinte e como proferidor da linguagem. Percebi ao longo das leituras de suas conferências que a linguagem movimenta o mundo, engendra o homem; o que o torna cada vez mais, capaz de realizar comunicação consigo mesmo e com os que estão à sua volta. Comunicar é proferir ação, pois o dizer algo é fazer algo, é agir num mundo que está a todo tempo em constante processo evolutivo, assim como a linguagem.

Marinalva disse...

bom dia! amigos da pragmática do 4º período de letras 2008.

Marinalva disse...

A teoria austiniana sobre os atos de fala, responde essa questão através do princípio de que a linguagem é uma prática social concreta, não havendo separação radical entre mundo e linguagem, já que a realidade seria constituída pela linguagem que adquirimos e empregamos. Portanto, quando se analisa a linguagem, a finalidade não deve ser apenas analisá-la enquanto tal, ou seja, a sua estrutura, mas também analisar o contexto social e cultural no qual ela é usada, com suas práticas sociais, seus paradigmas e seus valores.